Cosme e Damião no CENSC em gira aberta ao público.
O Centro Espírita Nossa Senhora do Carmo, distribuiu, as tradicionais sacolinhas com doces, pé de moleque, paçoquinha, maria-mole, doce de abobora, pipoca doce, bala, jujuba e pirulitos. Cada visitante, cada criança recebeu benção das crianças e sacolinha branca com imagem dos santos protetores das crianças.
Dia 27 de setembro, adeptos das religiões de matriz africana e católica celebram o Dia de Cosme e Damião, conhecidos como os santos médicos ou Erês (crianças) encruzilhados com os Ibejis (orixás) do candomblé. Neste dia especial, são oferecidos doces, brinquedos e caruru em várias partes do país, uma tradição que homenageia tanto os orixás como os santos católicos protetores das crianças.
Ocorrendo sempre no dia 27 de setembro, a celebração do Dia de Cosme e São Damião adquire um caráter único no Brasil. A tradição é fruto da influência das religiões afro-brasileiras, que reverenciam o orixá Ibeji e ou os Erês, entidades que comandam a legião das crianças e simbolizam a paz, a caridade e a saúde.
As guloseimas, são doações dos trabalhadores e consulentes que frequentam a casa de Umbanda. Esse hábito de distribuir doces está vinculado a ideia de trazer saúde e alegria, está dentro dos terreiros de umbanda, é estar ligado as tradições do catolicismo popular. Aproveitando a presença de um aniversariante, todos cantaram o “parabéns prá você”, compartilharam bolo e guaraná. O aniversariante, o Erê “Gugu” da médium Giulianna Altimari ganhou bolo, presentes e muitos agradecimentos pelas bênçãos que compartilhou ao longo do último ano. Festa de criança lembra saúde, felicidade, alegria de viver.
Viva São Cosme e Damião!
Viva a Ibejada! Viva as Crianças!
Viva Cosme, Damião e Doum!