Oxalá e afrocuiabanidade.

Notícias 25/11/2024 19:00

 

Iniciação de Anita Penna, Yasmim Iara e Janaína Costa, na linha de Oxalá, foi realizada dia 20 de novembro de 2024 às 19:30 no Centro Espírita Nossa Senhora do Carmo (CENSC), ritual realizado por Giulianna Altimari, Dionildo Campos e Evanice Monteiro, perante frequentadores da casa e médiuns do terreiro umbandista, são eles: Jolvane, Marizete, Giovana, Gustavo, Juan, Cleide, Mara, Camila Yáscara, Benedito, Luiz B., Claudio, Carmem, Joelson, Gilda, Wanira D’arc, Juliane, Camila, Filipinho e os ogãns João Vitor, Paola e Helena. A Casa recebeu convidados e visita de integrantes de outra casa de axé.

A fotógrafa Célia Soares, médium da casa, clicou os registros da noite; perenizando a alegria, a renovação dos laços dos filhos com a Casa e Orixás, seguido de jantar coletivo com todos os presentes.  

Nesta iniciação, na ritualística do Orixá Oxalá, se lava o Orí (cabeça) do filho médium com Amassi (água da fonte com ervas sagradas maceradas) simbolizando limpeza espiritual, em preparação para a raspagem no topo da cabeça (incisões ou pequenos cortes, atendendo aos ensinamentos e fundamentos da cada casa); seguido da prática de pintar a cabeça, o tronco e ou braços dos iniciados, com pó de pemba sagrada (giz branco) com representações de círculos, pontos e traços ancestrais.  

Objetivando a representação do despertar das faculdades mediúnicas e religando o filho com seu orixá, promovendo assim uma ligação, uma comunicação com o Orixá. Ritualisticamente o iniciando se entrega ao sagrado, comprometendo-se com as leis da fé e religiosidade regidas pelo Orixá cultuado, no caso Oxalá. Lembrando que cada Casa de culto, possui ritual próprio segundo as bases da sua ancestralidade. 

Por Oxalá ser o mais velho e respeitado dos Orixás e também conhecido por Obatalá que significa “o Senhor do manto branco”, por correspondência os iniciados se vestem de branco, pois essa cor está associada à pureza, ao respeito e à dignidade. O CENSC foi decorado com o branco em reverência e representando a energia desse Orixá, com rosas brancas e lindas estrelas.

Respeitando a tradição cultivada por D. Maria José da Silva Matos do Centro Espírita Pai Jeremias, usou-se água do mar, água benta, mel e azeite ungido, perante o ponto riscado do Orixá Oxalá, iluminado pela vela na cor do Orixá, ao som dos pontos cantados em honra de Oxalá. Acontecem variações nas iniciações, que são ordenações, flexibilizadas e adaptadas à história encarnacional do iniciado.

Janaína Costa com o coração em êxtase escreveu no grupo de WhatsApp agradecendo o amor, gentileza e dedicação dos irmãos e irmãs de alma e coração: “Bom dia irmãs e irmãos amados. Gratidão por tanta lindeza ontem. Tanto amor em casa detalhe e em cada gesto. Quanto carinho e amor recebi de todos. Oxalá abençoe sempre a todos nós. Sempre nos orientando na disciplina diária. No respeito para conosco e com os demais. Que a Fé, nossa fidelidade ao sagrado, seja sempre a bússola em nossa existência. Gratidão a mãe Giulianna e pai Cláudio, meus padrinhos extraordinários Gilda e Dionildo. A toda a família Nossa Senhora do Carmo. Minhas maravilhosas irmãs Anita e Yasmin Iara. Gratidão a todos os médiuns da Casa Nossa Senhora Do Carmo. Estão todos em meu coração e em minhas preces e orações. Agradecida Evanice Monteiro por suas sábias palavras de orientação. Marizeth Peixoto gratidão por seu amor grandioso. Jolvane gratidão meu irmão, que jantar espetacular. Gratidão a todos os irmãos e irmãs que tornaram a noite de ontem espetacular, extraordinária e magnífica!!!! Em prece, agradecendo tudo de incrível que ocorreu. A energia de Oxalá pulsa em minha alma, coração e pensamento.”

Anita Penna, trabalhadora do CENSC e mãe do Ogãn João Vitor, emocionada por ter sido surpreendida com um casamento supressa planejado pelo esposo e Vó Nina relata sobre sua trajetória na casa e externa seus sentimentos: “primeiro preciso agradecer à minha ancestralidade! Agradeço a essa casa que me acolheu há quase dez anos, a Umbanda transformou minha vida. Agradeço aos pais de santo, Dionildo e Cláudio, as minhas mães de santo, Gilda e Giulianna e minhas amigas confidentes. Não vou conseguir externar em palavras o que estou sentindo. Primeiro pelo passo tão importante que demos ontem em nossa iniciação e lógico pela surpresa linda que me fizeram... CASEI!!!! Sei que em tudo tem o dedinho da Vó Nina. Sou imensamente grata pelas bênçãos recebidas. É lógico que não posso deixar de agradecer a todos os envolvidos neste momento tão importante em minha vida, que ajudaram na organização, comida, iluminação, decoração e na cerimônia. Todos foram genuínos!!! Gratidão a toda espiritualidade presente, gratidão aos Orixás e a nosso Pai Oxalá. Obrigada as minhas irmãs de Santo iniciadas comigo, Janaína e Yasmin, que possamos estar sempre na luz e que sejamos sempre merecedoras do que nos foi confiado. Obrigada ao meu esposo e meu filho, por estarem comigo sempre. Foi uma surpresa linda!! Tudo perfeito!! Amo vocês!!! Axé!!!! Só gratidão!!!”

Compartilho o depoimento de Yasmim Iara que frequenta o terreiro há vários anos juntamente com sua tia Gabriela: “faço das palavras de Anita e Janaina Costa as minhas! Agradeço de coração por todos terem ajudado, contribuído e dedicarem um pouco do tempo de vocês para fazer tudo isso acontecer! Foi lindo, emocionante, grandioso e único! Obrigada pelo carinho de cada um e especialmente de mãe Gilda, pai Dionildo e Claudio e mãe Giulianna. Vocês são nosso pilar e exemplo de como devemos ser e agir com a espiritualidade!”

Yara Castro trabalhadora da casa mais uma vez encantada e agradecida pela dedicação e empenho de todos, ao observar as fotografias da cerimônia emitiu os seguintes comentários: “... com muito amor realizaram estes momentos maravilhosos, a energia de luz, de paz, de felicidade era sentida através do semblante de cada pessoa, expressando amor e contentamento. Que momentos lindos, sinto não ter participado, mas, pedi ao Pai por todas, e que este ponto de luz no universo que e é o Centro Espírita Nossa Senhora do Carmo se expanda cada vez mais. Paz profunda a todos. Amo vocês”.

Dia especial para todos os umbandistas e para o CENSC. Que em todas as casas de caridade, quer sejam umbandistas e ou candomblecistas possa vibrar cada dia mais a energia de Oxalá. Que a espiritualidade atue sempre fazendo seus redirecionamentos, reordenamentos na certeza que em tudo há uma força maior de fé, amor, conhecimento, lei, justiça, transformação e renovação da vida. Que essa energia cristalina de Oxalá de fé e paz reine em todos os congá. Saravá ! Axé! Mojubá!

Por Gilda Portella – sacerdotisa de umbanda, multiartista e mestranda PPGECCO/UFMT e Tharles Figueiredo, pai de santo de Umbanda, professor de história e  mestrando PPGECCO/UFMT. 

 

 


Fale com a gente

Mande um Zap Zap

Midias Sociais

Acompanhe nos